Categoria BLOG, Dicas

É importante sempre estar com os cuidados da pele em dia e o verão não é diferente – muito pelo contrário, os cuidados devem ser ainda maiores.

O sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce e até aumento do risco de câncer. Por isso, no verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados.

Algumas medidas simples e fáceis auxiliam para evitar que possíveis problemas com a pele possam aparecer, principalmente durante a exposição ao sol. Por isso, para se proteger, valem algumas dicas e cuidados nessa época do ano.

verão

Protetor solar:

Pode parecer uma dica comum, porém muitas pessoas não sabem como o uso do protetor solar é importante. É normal achar que se deve passar o filtro solar apenas quando estiver na praia ou na piscina, porém isso é um erro, pois quem fica exposto ao sol na rua ou durante o trabalho também deve ter este cuidado todos os dias para evitar o câncer de pele.

O protetor deve ser passado em toda a área da pele que fica exposta ao sol. Aplique cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e renove a cada 3 horas.

Pele limpa e hidratada:

É comum no verão sentirmos mais calor que o normal. O sol quente e o tempo abafado aumentam essa sensação e fazem com que a gente produza mais suor do que em outras épocas. Tomar pelo menos 2 banhos diários é suficiente para manter a pele devidamente limpa e livre do suor.

Se o calor estiver muito forte, você pode tomar mais banhos, mas evite usar o sabonete, apenas passe uma água no corpo. Após o banho, é importante passar um creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca.

Depilação:

Se for para praia ou piscina e planeja tomar sol, muito cuidado com a depilação. O ideal é não se depilar nem no dia e nem na véspera da exposição solar, pois isto pode causar manchas escuras na pele. O ideal é que a depilação seja feita com pelo menos 2 dias de antecedência à exposição solar para não prejudicar a pele.

Água doce:

Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele e podem causar fissuras que permitem a entrada de microorganismos. Se possível, após o banho de água doce, experimente passar uma loção pós-sol para hidratar a pele.

Pele seca:

É fundamental manter a pele sempre seca para evitar o aparecimento de fungos que levam à micose. Assim, deve-se usar sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato.

São dicas simples que, se utilizadas durante a exposição solar, evitam uma série de problemas e complicações que podem prejudicar a sua saúde.

 

POSTAGENS RECOMENDADAS