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Temido por todas as mulheres, a flacidez é um mal que atinge a todos e em qualquer fase da vida. A flacidez é causada pela falta de colágeno e água, que não suportam o sustento da pele, bem como dos músculos. Ela pode ocorrer por fatores genéticos ou sedentarismo, gravidez e má alimentação.

O cuidado com a alimentação é fundamental para manter a pele e os músculo bem firmes e combaterem possíveis danos no corpo. Evitar alimentos gordurosos, com muito açúcar ou sal, frituras e ingerir mais água e fibras são um ótimo começo. Porém, há alguns alimentos que favorecem seu corpo e ajudam a prevenir a flacidez:

  • ANTIOXIDANTES – estas substâncias têm como principal função bloquear as reações de oxidação e proteger as membranas celulares, de maneira que evitem a formação de radicais livres no organismo e previnam demais problemas (como envelhecimento, doenças cardiovasculares, câncer e muito mais). Podemos encontrar estas substâncias frutos vermelhos (tomate, morangos, mirtilo, framboesa e cereja), folhas escuras (couve, agrião, brócolis), alimentos de coloração alaranjada (cenoura, laranja, acerola), grãos integrais (arroz integral, linhaça, sésamo, castanha do Pará e castanha de caju), dentre outros.
  • COBRE – necessário para todos os órgãos no corpo humano, o elemento é preciso para a saúde dos ossos e dos tecidos conjuntivos. Os alimentos que contém cobre são as sementes (abóbora, gergelim, girassol), ostras, nozes, soja, lentilha, cogumelos, batata doce, dentre outros.
  • MANGANÊS – contribui para a absorção de nutrientes, auxilia na reconstrução de tecido, cicatrização e o bom funcionamento do metabolismo. O consumo moderado de manganês pode ser feito por meio de batata doce, abacaxi, banana, moluscos em geral (com precaução, por conterem muito colesterol), oleaginosas e farelos de cereais (aveia e trigo).
  • SILÍCIO – elemento presente no corpo humano que tem a função de regenerar as células, estimular as fibras de sustentação (como o colágeno e elastina), de forma que mantenham a firmeza da pele. A reposição de silício, devido à baixa produção do elemento ao longo dos anos, pode ser feita por meio da aveia, arroz integral, alfafa, beterraba, pimentão, soja, salsa, maçã, laranja, uva passa, espinafre e muito mais.
  • ZINCO – um mineral muito poderoso no combate a flacidez, pois é fundamental para a produção de colágeno e elastina na pele, além de combater efeitos dos radicais livres e colaborar para a cicatrização. As principais fontes de zinco são as oleaginosas (amêndoas, nozes e castanhas), todos os tipos de carne, arroz e pão integrais, grãos de soja e feijão.

Você também deve incluir em sua alimentação nutrientes como Vitaminas A e C, lisina, prolina e glicina para auxiliarem no combate a flacidez e melhorar a sua saúde.

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