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A estação do ano em que estamos se caracteriza pelos dias mais secos e grande diferença de temperatura durante o dia: frio de manhã e sol e calor à tarde. No outono, pessoas com doenças crônicas como asma e bronquite ou com problemas respiratórios precisam ter um acompanhamento médico mais frequente. O surgimento constante de resfriados e gripes é mais frequente também.

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Alimentos leves

Diante disso, a alimentação deve ser capaz de suprir as necessidades de que o corpo precisa durante o período. A recomendação é consumir alimentos mais suaves e de preparação mais leve, como arroz, trigo, aveia, gergelim, mel, laticínios e frutas da estação. As oleaginosas, como nozes, amêndoas, amendoim e castanhas, devem estar presente em pequenas quantidades, sempre hidratadas ou tostadas para facilitar a digestão e absorção de seus nutrientes.

Hidratação em alta

Os dias mais secos também pedem cuidados especiais. Lembre de se hidratar com pelo menos 2 litros de água diariamente. Uma dia é deixar um copo d’água ao seu lado no trabalho ou em casa, para sempre tomar um gole. As vitaminas e os sais minerais são nutrientes essenciais no outono. Por isso, frutas frescas, verduras e legumes cozidos no vapor são ótimas opções.

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Frutas e verduras

Uma substância de bastante destaque nesta época é a vitamina C, que previne possíveis resfriados. Frutas como a laranja, acerola, limão, kiwi e abacaxi in natura ou em sucos ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico, além de ajudar na hidratação. Uma excelente sugestão de refeição para o outono são as sopas. Ideais para garantir energia e vitamina ao organismo, os ensopados contam com diversos nutrientes concentrados. Opte pelas receitas com legumes, feijão e carnes cozidas.

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