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Quando pensamos na proteção para a pele no verão, dificilmente imaginamos algo além do protetor solar. No entanto, a alimentação conta muito nessa situação. Diversos nutrientes, se consumidos regularmente, contribuem para a beleza e a saúde da pele, principalmente na estação mais quente do ano.

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A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. A radiação ultravioleta também causa alterações que podem até desenvolver o câncer. O filtro solar atua como um fotoprotetor externo, ao mesmo tempo existem nutrientes – classificados como fotoprotetores internos – que podem auxiliar a minimizar os efeitos nocivos da exposição ao sol.

Uma dieta rica em alimentos cheio de vitaminas, minerais e antioxidantes, além do consumo generoso de água, é capaz de reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele. Alimentos como a linhaça e peixes, principalmente o salmão, devem ser incluídos no cardápio, pois são boas fontes de ômega-3. Além da ação anti-inflamatória, são ótimos na prevenção de acne e dermatites.

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Já os alimentos com vitaminas C e E (como brócolis, caju, cereais integrais e óleos vegetais) agem na fotoproteção da pele, diminuindo os efeitos dos raios solares e retardam o envelhecimento. O zinco é outra substância com efeito antioxidante e pode ser encontrado em carnes, ostras e amêndoas.

Os carotenoides, por sua vez, são encontrados nos alimentos de cor amarelo-alaranjadas e estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. Comidas com licopeno são ótimas para evitar o envelhecimento porque este é um antioxidante que age nas células. Trata-se da substância que dá a cor avermelhada ao tomate, à goiaba e à melancia, por exemplo.

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